Em 1993, Michael Jackson falou para a apresentadora Oprah Winfrey que a causa de ele ter ficado com a pele branca era uma doença de pele. O dermatologista falou que a doença do Michael era vitiligo que é uma doença que ataca as células que produzem o pigmento que nos dá a cor.
Vitiligo é uma doença não-contagiosa em que ocorre a perda da pigmentação natural da pele. Sua etiologia ainda não é bem compreendida, embora o fator autoimune pareça ser importante. Contudo, estresse físico, emocional e a ansiedade são fatores comuns no desencadeamento ou agravamento da doença.
Quando o vitiligo se alastra pela maior parte da pele, é um procedimento normal despigmentar as áreas que ainda permanecem intactas. Para isso há dois procedimentos de despigmentação: com laser e com hidroquinona, usada por Jackson.
A hidroquinona é um composto orgânico usado na revelação de fotos, destrói nossa capacidade de produzir melanina, causando o clareamento, na pele, irreversível.
A despigmentação da pele tira uma das proteções contra raios ultravioleta por isso Michael Jackson vivia sob guardachuvas. Para piorar, os resultados vão ser diferentes em cada parte do corpo, afirma Meire professora de dermatologia da Unifesp.
Nenhum comentário:
Postar um comentário