Todos já ouvimos alguém falando isso e a resposta é sim atrai uma quantidade maior de calor.
Nas ondas luminosas as diferentes frequências estão associadas às cores e, Isaac Newton, em 1666, ao fazer um feixe de luz do sol atravessar um prisma (prisma é todo poliedro formado por uma face superior e uma face inferior paralelas e congruentes, também chamadas de base, ligadas por arestas), observou que na parede se projetavam sete franjas de cores diferentes. Assim, a ''luz branca'' pode ser entendida como a composição das ondas eletromagnéticas.
A partir disso, quando se afirma que um objeto tem determinada cor, por exemplo, azul, é porque ele é capaz de refletir senão totalmente, uma grande quantidade de luz azul em relação às outras cores que compõe a luz branca.
No entanto, não se deve esquecer das luzes de outras cores que não foram refletidas, pois elas são absorvidas pelo objeto e transformadas em calor. É devido a este fenômeno que as pessoas desaconselham o uso de roupas escuras em dias ensolarados.
Para melhor compreensão reflita sobre o seguinte: uma pessoa só consegue ver um objeto porque chega luz aos seus olhos, e isto pode ocorrer devido ao objeto emitir ou refletir luz. Logo, se o branco é uma mistura de todas as cores, e se uma roupa branca deve refletir a maior parte da luz que sobre ela incide, uma parte bem menor de luz será absorvida e, consequentemente, a transformação de energia luminosa em térmica também será menor. A roupa preta não consegue refletir a luz, assim, ela transformará a energia luminosa em energia térmica e a pessoa que esta usando roupa preta sentirá uma quantidade maior de calor que a outra que esta vestindo roupas mais clara.
Nenhum comentário:
Postar um comentário